7 de fevereiro de 2013

Certificação Java nos tempos da Oracle

Olá pessoal,

Vamos iniciar uma turma de certificação Java Programmer, a antiga e popular certificação SCJP (Sun Certified Java Programmer), hoje é conhecida por algo como OCP-JavaSE, mas antes de tudo precisamos esclarecer bem os fatos aos interessados e porque estamos migrando nossa ementa.

Quem é desenvolvedor Java e almeja esse diferencial, não deixe de ler esse artigo.

A Sun, a Oracle e os rumos do Java

Não é novidade pra ninguém a aquisição da Sun pela Oracle. Foi de 2009 para 2010. Logo após já haver abocanhado a BEA, a PeopleSoft e a Siebel, a gigante de Larry Ellison deu sua cartada: US$ 7.4bi e acabou com as esperanças da IBM em adquirir a empresa que anos atrás batia de frente em diversos setores.

O Java, sem dúvida alguma foi o principal trunfo desse negócio. A plataforma de desenvolvimento mais popular do mundo desde o início deste século havia trocado de mãos.

Além do Java, a Sun se destacava por softwares como o Solaris, o MySQL, o VirtualBox e o OpenOffice (entre outros). A saída de Michael “Monty” Widenius, pai do MySQL, da Sun (que havia comprado sua empresa MySQL AB) e suas profecias de que a Oracle iria enterrar o MySQL, aliadas às decisões desencontradas sobre o futuro do VirtualBox e do OpenOffice (este último ganhou novo fôlego quando foi cedido à fundação Apache), confirmaram a pulga atrás da orelha sobre o futuro do Java.

Nomes de peso como Scott McNealy, presidente da Sun e James Goslin, “pai” do Java, deixaram a empresa poucos meses após a concretização do negócio. Houve uma natural desconfiança do mercado sobre o futuro do Java. Não é pra menos, o principal produto da Oracle, seu sistema de banco de dados, sempre foi proprietário, por sua vez, a Sun vinha (aos trancos e barrancos mas vinha) se acertando com a comunidade de software livre, abrindo aos poucos os fontes do Java. Qual seria então a postura da nova dona da linguagem? Mantê-la livre em domínio público ou fazer-se valer de patentes e licenças obscuras criadas lá atrás pela própria Sun para garantir royalties? Aliás, quem não lembra do caso Oracle x Google? Ainda bem que o Android se safou dessa. O próprio Larry Ellison afirmou “não sei” quando foi perguntado se o Java era livre.

Alheia a toda essa história, a linguagem Java evoluiu. Diversas JSRs vem sendo debatidas no Java Community Proccess, o Java 7 trouxe uma série de novidades como strings em switch, melhorias no tratamento de exceções, separadores de literais numéricos e suporte ampliado a linguagens dinâmicas. Foi um avanço discreto, nada do tamanho do ocorrido no Java 5, mas mostra que as coisas não estão paradas. Para quem vai tirar a certificação, isso é até bom. Em sequência, já há boas expectativas para o Java 8, como a nova API de datas.

Novos caminhos para as certificações oficiais

Há mais ou menos um ano, a Oracle modificou o percurso para se tornar um profissional Java certificado. De lá pra cá, nós ainda preparávamos na Especializa para a certificação Java 6. Usávamos o nome antigo e amplamente difundido SCJP – Sun Certified Java Programmer, embora a Oracle rapidamente já tenha substituído para OCP – Java SE 6 (Oracle Certified Professional). O assunto permanecia o mesmo, só o local de prova passou a ser um dos centros Pearson Vue em vez de Prometric para alinhar ao formato dos outros exames da Oracle.

Neste momento, estamos atualizando todo o material para os novos exames e é importante que você entenda o que mudou nesse processo.

Eles dividiram o programa de certificações em 4 estágios:

  1. Associate
    Estabelece competência em habilidades básicas que são consideradas pré-requisitos para as demais.

    • Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6

      Antiga certificação SCJA – Sun Certified Java Associate. Foi criada para auferir proficiência básica em Java para profissionais que não necessariamente irão programar. Leia-se: Analistas de TI, líderes de equipe, gestores de projetos desenvolvidos em Java. Também foi considerada entry level para muitos estudantes e programadores iniciantes que tinham receio de se arriscar no nível Programmer logo de cara, ou pretendiam seguir o caminho completo, sem pular esta etapa que era opcional.Devido a seu caráter abrangente porém superficial, foi considerada inútil por muitos desenvolvedores.

    • Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer

      Nova certificação OCA. Para obtê-la, você deve passar no novo exame 1Z0-803 – Java SE 7 Programmer I. Este acabou sendo um exame pré-requisito também para a certificação Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer.

  2. Professional
    Verifica se a pessoa possui a competência mínima necessária para desenvolver efetivamente utilizando determinadas tecnologias. As antigas certificações SCJP se encaixaram nesta categoria e outras certificações como a também popular SCWCD (Sun Certified Web Component Developer) primeiramente ficaram aqui, mas depois migraram a próxima categoria.

    • Oracle Certified Professional, Java SE 5 Programmer

      Antiga certificação SCJP 5 – Só é necessário passar no exame que agora corresponde ao número 1Z0-853. Aqui há um dado interessante. Esta é a única prova Java Programmer disponível em português. Nós sempre vínhamos indicando ela para quem tem dificuldades no inglês. Apesar de existirem diferenças no que diz respeito ao formato prova, como tempo, número de questões e score mínimo a ser alcançado, seu conteúdo é praticamente o mesmo da Java SE 6.

    • Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

      Exame 1Z0-851, esta foi a última versão da certificação que remanescia da alcunha SCJP. Foi disponibilizada em espanhol e outros idiomas fora inglês e japonês, os únicos disponíveis na maioria das outras provas.

    • Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer

      Para alcançar este nível, agora é necessário primeiro obter a certificação Associate Java SE 7 e só então prestar o exame 1Z0-804. Felizmente, o que ocorreu foi que uma boa parte do assunto exigido até a certificação Java SE 6 foi plenamente antecipado para o nível associate.Essa mudança foi benéfica. O que antes exigia um estudo completo para se obter uma única certificação, agora foi dividido e você já vai poder comemorar duas vitórias. Por outro lado, oficialmente o preço de cada prova permaneceu em $300, um valor que já vinha tabelado desde a Sun. A boa notícia é que na PearsonVue, os preços das provas estão congelados pela metade, ou seja $150.00.

    • Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Component Developer

      Exame 1Z0-858 da antiga certificação SCWCD. Requer o nível Programmer em qualquer versão até mesmo as mais antigas da Sun. Atesta conhecimento em desenvolvimento para Web. Fundamentalmente Servlets, JSP e Java EE design patterns.

    • Oracle Certified Professional, Java EE 5 Business Component Developer

      Exame 1Z0-890 da antiga certificação SCBCD. Possui o mesmo pré-requisito da anterior e avalia noções aprofundadas de EJB 3.0 e JPA.

    • Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer

      Exame 1Z0-862. Refere-se à antiga certificação SCDJWS que avalia conhecimentos em XML, Web Services SOAP com JAX-WS, JAXP, JAXB e SAAJ e padrões de Web como JSON e REST. Possui o mesmo pré-requisito das anteriores.

    • Oracle Certified Professional, Java ME 1 Mobile Application Developer

      Provavelmente, esta é a certificação que você não vai mais querer obter. A antiga certificação SCMAD já vinha sendo esquecida uma vez que Java Mobile utilizando CLDC e MIDP já perdeu praticamente todo seu marketshare.

  3. Expert
    Nível mais avançado de conhecimento na plataforma Java. Os novos exames de Web, EJB e Web Services foram encaixados aqui.

    • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Component Developer

      O exame 1Z0-899 apenas atualizou o conteúdo com relação à antiga SCWCD. Continuou mantendo o mesmo pré-requisito.

    • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Beans Developer

      Aqui houve uma bem-vinda alteração. O exame 1Z0-895 herdou a parte EJB da antiga SCBCD, só que atualizado ao EJB 3.1. Vale o mesmo pré-requisito.

    • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Persistence API Developer

      Disse anteriormente que a alteração foi bem-vinda justamente porque foi criada esta outra certificação. Essa separação é uma pura questão de coerência com os novos padrões. Antigamente, a persistência de beans Java era tarefa exclusiva de EJBs. Com a adoção do padrão JPA, graças à própria Oracle que em parceria com a Sun tocou o TopLink, sua implementação de referência e a turma do Hibernate/JBoss/RedHat, não é necessário nenhum conhecimento em EJB para persistir POJOs (plain old java objects). Não fazia sentido a certificação oficial continuar exigindo esses dois assuntos como se eles ainda fossem indissociáveis.Esta nova certificação requer os mesmos pré-requisitos e o exame 1Z0-898.

    • Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer

      Estranhamente, essa nova versão da SCDJWS está muito mal documentada no site oficial, no entanto é possível concluir que seu conteúdo aborda tudo relativo a XML e Web Services dentro do Java EE 6 com o mesmo pré-requisito. Exame 1Z0-897.

    • Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer

      Uma certificação exclusiva para o NetBeans, é mole?

  4. Master
    Considerado o mais alto nível de conhecimento em Java. As certificações desta categoria não exigem apenas exames teóricos assistidos em centros de aplicação de prova, mas projetos práticos também. O detalhe sórdido é que a Oracle resolveu exigir também a inscrição em curso oficial online que pode custar a partir de $900 (self-study) e chegar a $2,500. Agora a p… ficou séria.

    • Oracle Certified Master, Java SE 6 Developer

      Estamos falando aqui da antiga SCJD (Sun Certified Java Developer). É uma certificação bem esquecida por todo mundo. Ora, por que? Porque trata exclusivamente de desenvolvimento desktop. Swing na veia e esqueça web, mobile e até mesmo especificações de  produtividade também para desktop como JPA. Aliás, esqueça bancos de dados, nem ao menos JDBC é avaliado. A justificativa está no fato de ser uma API híbrida, que iria requerer conhecimentos em qualquer coisa fora da JRE padrão.Outro bom motivo pra ninguém fazer (e talvez para que outros tantos acabem pensando o contrário, sentindo-se desafiados) é que o candidato precisa implementar um projeto para só quando ele for aprovado, realizar um exame discursivo (em inglês, óbvio) sobre suas decisões no projeto.

    • Oracle Certified Master, Java EE 5 Architect e Java EE 6 Architect

      Essas duas certificações representam a atualização da antiga SCEA (Sun Certified Enterprise Architect). Apesar de ser o único nível posterior que não requer o nível Java Programmer, é altamente complexa e por isso valorizada no mercado. O ponto controverso está justamente na obrigatoriedade deste curso oficial.

Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer

Para obter o nível Java SE 7 Programmer é necessário agora realizar dois exames. Mas não se assuste com isso, na realidade a ementa foi dividida em duas provas (que estão custando a metade do valor antigo por enquanto). Ao passar na primeira prova, você já irá obter a certificação Associate.

JavaSE7_path

Não precisa chegar o certificado oficial. Se você nunca realizou um exame oficial, certamente não conhece a grata sensação da chegada do envelope da Oracle com o certificado e o cartão.

Java SE 7 Programmer I – Exam 1Z0-803

Tempo: 140 minutos (2 horas e 20 minutos)

Total de questões: 90

Score mínimo: 77%

Esta prova aborda os seguintes assuntos:

  • Fundamentos de Java
  • Tipos de dados
  • Operadores e estruturas de controle
  • Arrays
  • Estruturas de laço
  • Métodos e encapsulamento
  • Lidando com herança
  • Controle de Exceções

Perceba que o universo aqui relativamente pequeno. De acordo com a política da Oracle, caso você não passe no exame, é possível pagar e realizar novamente, no entanto, há que se esperar pelo menos 14 dias (tempo suficiente pra você não lembrar de possíveis questões que possam eventualmente se repetirem no segundo exame.

Java SE 7 Programmer II – Exam 1Z0-804

Tempo: 150 minutos (2 horas e 30 minutos)

Total de questões: 90

Score mínimo: 65%

Aqui você ganhou mais 10 minutos para resolver o mesmo número de questões. Perceba que o score mínimo para aprovação caiu de 77% na prova anterior pra 65% neste segundo exame. Atribua esse relaxamento ao nível de complexidade bem maior desta segunda prova.

Confira seus assuntos:

  • Aprofundamentos em orientação a objetos
  • Class design
  • Coleções e Generics
  • Manipulações de strings e expressões regulares
  • Java IO e Java NIO.2
  • JDBC
  • Threads e concorrência
  • Localização

Além de contemplar as novidades do Java 7, esse exame passou a contemplar ausências famosas como JDBC e a API para manipulação de arquivo NIO.

Cursos preparatórios

A fim de atender ao novo formato das provas, dividimos também nosso curso em dois módulos, cada um referente um exame citado anteriormente.

Java Certified Associate

Carga-horária: 20 horas

Java Certified Programmer

Carga-horária: 32 horas

Estes cursos são indicados para quem já fez ou tem conhecimento compatível com as disciplinas:

Java Programmer e Java Developer.

Realização da prova

Para realizar a prova é necessário seguir os passos:

  1. Realizar inscrição no site www.pearsonvue.com
    Se já tiver entre com sua senha.
  2. Agendar o exame e escolher o local da prova
    No próprio site, esta opção é bem intuitiva.
  3. Comparecer na data e hora marcados com ligeira antecedência
    - Não precisa levar caneta e todos os seus objetos pessoais serão guardados enquanto você faz a prova.
    - É possível haver um dicionário inglês/português
    - O local é pequeno e filmado
    - O resultado sai na hora
  4. Esperar a entrega do certificado
    - O papel que você receber como resultado serve de documento comprobatório enquanto o certificado não chega.

Dá só uma olhada na interface de agendamento. Atente para os preços tabelados das provas:

PearsonVUE_JavaCertified

Deixe um comentário