Olá pessoal,
Como vocês já vêm acompanhando, desde o ano passado, começamos a oferecer nossos cursos usando a Internet como veículo.
Por sempre termos a própria Internet como nossa principal área temática de cursos, esse certamente seria nosso caminho inevitável. Acredito até que levou mais tempo do que deveria.
De lá pra cá, adotamos mais de uma estratégia. Nosso primeiro curso inteiramente gravado em video aulas disponibilizadas na Internet foi o de Java Server Faces no portal Udemy. Já as turmas com aulas online ao vivo foram bem mais até agora.
Algumas, como a turma atual da formação WebMobile Front-End Engineer, foram realizadas em caráter híbrido. Ou seja, havendo gente em sala e gente em casa. Os alunos podem escolher onde desejam estar. Apesar deste ser certamente o formato mais difícil pra nós lidarmos, tem se mostrado bem prazeroso. O feedback que colhemos até agora tem sido bastante positivo, com alguns alunos chegando a passar boa parte do curso acompanhando de casa. Sem contar que as aulas ficam gravadas e podem ser vistas posteriormente.
PHP Programmer, por exemplo, foi um curso que lançamos algumas turmas híbridas. Em uma delas, cheguei a estar sozinho em sala com todos presentes online em boa parte do curso.
Após o amadurecimento claro deste ambiente, passamos a testá-lo com outros professores, como Melo que já usou em turmas de Bancos de dados PostgreSQL e Saulo, em um minicurso de Oracle. Josimar, Oromar, Eden, Camila estarão certamente neste caminho nos próximos meses.
A questão parece mas não é tão simples. Não basta simplesmente achar que se é possível ter o curso presencial, é possível também realizá-lo online. É necessário repensar o curso para este novo formato. Alguns simplesmente não são. Todo dia eu fico imaginando como seria Luciano, com seu fantástico curso de Scrum, cheio de dinâmicas que rendem aplausos mesmo no último dia de aula de cada turma (eu precisava citar os aplausos – já disse a ele que morro de inveja disso =)
Android foi um desafio e tanto. Primeiro porque um curso criado por Nelson Glauber, sempre ministrado por ele e por Marcelo, dois sempre muito bem avaliados professores em determinado momento não houve agenda pra eles e eu precisei encarar o rojão. Parti pra atualizar o material e já tentar estudar como faria se fosse online.
Publiquei alguns dos meus slides do curso no Slideshare:
Slides da aula 1 de Android
Slides da aula 2 de Android
Slides da aula 3 de Android
Slides da aula 4 de Android
Mas só após a realização das primeiras aulas do curso de HTML5 Mobile, primeira disciplina do último módulo da formação WebMobile Front-End Engineer foi que tive a certeza de que é possível levar inteiramente online um curso de 30 horas, com muito exercício prático onde mostro as coisas rodando nos aparelhos (smartphone e tablet).
E por que esta turma não é híbrida, atendendo os alunos que não podem vir à Especializa ou simplesmente preferem assistir de casa mas também agradando aos que se sentem mais à vontade tête-à-tête com o professor, sanando suas dúvidas mais rapidamente?
Simplesmente por ser a primeira turma online deste curso. Focar em quem está do outro lado, vai me dar mais atenção, sem fazer a ponte entre as dúvidas que surjam de cada lado do oceano. Mas temos planos de abrir outras turmas em outros formatos também.
Outra vantagem clara está no preço. Não necessariamente ocupando um laboratório todo, podemos baratear nossos custos e queremos repassar integralmente essa vantagem aos nossos alunos. Foi por isso que um curso de R$ 510,00 poderá ser feito por apenas R$ 192,00.
A queda do preço é devida à queda dos custos e não uma possível queda de qualidade. Você vai poder estar com sua câmera, seu microfone e caixas de som ligados para interagir em tempo real e ainda poderá compartilhar seu desktop sempre que quiser tirar alguma dúvida ou resolver algum exercício proposto. Terá ainda a vantagem de poder assistir às aulas que serão gravadas automaticamente.
Pra quem ainda ficar na dúvida, vamos realizar uma primeira aula TOTALMENTE GRÁTIS. Será no dia 13 de abril, das 8:30h às 12:30h.
E tem mais! Criamos um evento em nossa fanpage no Facebook. Para cada 100 pessoas que registrarem presença no evento sortearemos uma que estiver presente na primeira aula. Vale ressaltar que nosso ambiente online não comporta centenas de pessoas. Esse nem é nosso interesse, uma vez que diminuiria drasticamente o nível de interação das aulas, o que poderia comprometer a qualidade do curso. Nesta primeira aula, você vai precisar chegar cedo pra ser um dos primeiros ou apenas acompanhar através do hangout on air que vamos fazer em nosso canal no Youtube.
É isso gente. Espero contar com vocês nesta empreitada, e como sempre digo, que continuemos evoluindo.