16 de maio de 2010

Acompanhe o Google IO 2010

Que o Google é a mais influente empresa tecnologica do mundo muitos afirmam, que é uma das mais importantes da história da Internet, todos concordam. Mas e o que dizer do evento considerado o maior evento do Google no ano?

Pois é, o  Google I/O, que acontecerá nas próximas quarta e quinta, será é uma oportunidade ímpar para atualizar seus conhecimentos sobre tendências tecnológicas.  Quer ver só?

Este vídeo traz o keynote do primeiro dia do evento do ano passado. Ciceroneados por Vic Gundontra ,vice presidente de engenharia, diversos profissionais do Google, como Romain Guy, “o cara” do Android, e nomes de peso como o vice-presidente da Mozilla, Jay Sullivan e o vice-presidente senior da Palm, Michael Abbott, discutiram sobre o tema: Web como plataforma de desenvolvimento.

Se você tiver tempo e coragem para acompanhar essa hora e meia de vídeo, vai perceber que um ano depois ele ainda é bem novo.

O que esperar para este ano?

Primeiro os destaques para produtos internos:

Google Android. Plataforma móvel que foi promessa em 2007, realidade em 2008, destaque de aplicações e quantidade de aparelhos em 2009 e que aposto boas fichas que será nomezinho fácil no Natal desse ano. Ano que vem? Não duvide que todos os seus amigos tenham um.

Google App Engine. Plataforma sobre a nuvem do Google para projetos Java e Python. Abra o Eclipse, crie um projeto App Engine e já o visualize diretamente nos servidores do Google. Segundo o próprio Vic: “Não se preocupe em escalar sua aplicação!”. Sou meio cético quanto a essa frase, mas quando me lembro do lançamento do Gmail de anos atrás prefiro esperar pra ver. “Pessoal, o Google tá dando conta de email de 1Gb grátis” – quem não se impressionou com isso? Hoje o Gmail é bem mais e você nem percebe. Eles já disseram: “Não se preocupe em apagar seus emails para poupar espaço”. Quantas pessoas você conhece que estouraram suas contas no Gmail?

Chrome, GWT, Web Elements, Wave, além de outros produtos e temas correlatos.

Mas o que mais me chama atenção é a consolidação do que foi discutido no ano passado, como a evolução dos engenhos de Javascript dos browsers e a adoção de padrões abertos como HTML5 e o CSS3.

Exatamente, padrões abertos. Quero gente de fora do Google também falando sobre eles. Quero saber o futuro da tecnologia que mais ameaça o império do Flash (perdão aos amantes do Silverlight e do JavaFX), justamente por ser um padrão W3C.

Para saber mais, visite o endereço: http://code.google.com/intl/pt-BR/events/io/2010 ou aguarde a publicação dos vídeos do evento no endereço: http://www.youtube.com/googledevelopers.

Deixe um comentário